Desafio
posicionar corretamente a Fiore no mercado, para que ela assumisse o seu lugar de forma clara na mente dos consumidores
Fundada em 1966 na cidade de Santa Teresa, interior do Espírito Santo, a Fiore laticínios é uma empresa familiar cujo rigor na produção – com controle desde a ordenha até a distribuição dos seus produtos – sempre foi o princípio norteador da empresa.
O cuidado com a origem do leite resultou em produtos de alto padrão, porém a Fiore estava com dificuldades de comunicar esses atributos para os consumidores: a marca concorria com laticínios de qualidade inferior, os produtos eram posicionados incorretamente nas gôndolas e sua imagem não transmitia a qualidade do que era produzido.
Nesse contexto, a marca necessitava passar por um profundo processo de transformação, reconectando-se à sua essência para reafirmar seu compromisso em oferecer qualidade, sabor e pureza.

Solução
Ao analisar o mercado foi constatado que a Fiore – com produção 100% por meio de vacas próprias – se diferenciava das outras marcas de laticínios que utilizam leite de cooperativas. Portanto, por acreditar no leite puro, a empresa construiu uma vantagem competitiva.
Nas atividades de imersão na fazenda destacaram-se o padrão de qualidade e pureza dos produtos, porém, ficou claro que existia um abismo entre quem a marca é e como ela era percebida pelo público.
Assim, o foco do projeto foi primeiramente organizar as diretrizes estratégicas, reposicionar a marca e, posteriormente, ajustar a identidade visual e alterar o layout das embalagens para que comunicasse a pureza e qualidade dos produtos.
Resultado
O primeiro desafio do projeto foi posicionar corretamente a Fiore no mercado, para que ela assumisse o seu lugar de forma clara na mente dos consumidores.
A razão de ser, “Produzir o melhor leite”, inspirou a empresa não somente na comunicação com o público, mas também se tornou um fio condutor interno, evitando conflitos de estratégia.








