Vports - Lifebrand
Cases
  • branding,
  • identidade visual,

Desafio

O Porto de Vitória agora é Vports

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administrava o complexo portuário composto pelos terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, em Aracruz, tornou-se, em 2021, o primeiro porto privatizado do Brasil. A nova gestão, portanto, sentiu a necessidade de rever elementos estratégicos para fortalecer a marca e elevar a sua competitividade, aspectos primordiais para esse novo momento de concessão privada.

Solução

Após meses de imersão em que foram propostos workshops, dinâmicas e visitas, que envolveram desde a alta gestão como também as equipes que trabalham internamente e as que estão diretamente ligas à operação do porto, foi criada toda a estratégia e arquitetura de marca e, posteriormente, sua linguagem verbal e nova identidade visual.

A estratégia indicou que o novo posicionamento da Codesa, que após o trabalho começou a se chamar Vports, seria representado pelo lema: porto local, performance internacional, valorizando a importância econômica e social do porto para os capixabas, mas ratificando o seu compromisso em elevar a eficiência e competitividade e aumentar sua relevância dentro do cenário nacional e mundial.

 

Resultado

A identidade visual reflete uma marca mais jovem e contemporânea, alinhada ao espírito do seu tempo. O símbolo é dinâmico com traços claros e simples. A paleta tem como cores principais dois tons de azul que reafirmam o caráter corporativo da marca, já as cores secundárias são mais quentes e vibrantes, ajudando a compor as diversas aplicações da marca. Vports é uma marca que se adequa aos diferentes suportes, tanto físicos quanto digitais e para os desafios que uma empresa desse porte irá enfrentar nos próximos anos durante a nova gestão.

Ouça o podcast desse case aqui.

Outros cases

Vamos conversar e entender como sua marca pode ajudar o seu negócio?

Entre em contato com a gente Entre em contato com a gente